#20- Tulipa, de novo e diferente

Publicado em

Semana passada fiz o download do “Tudo Tanto”, novo álbum da Tulipa Ruiz. E, vou colocar aqui minhas impressões, e não necessariamente uma crítica, apenas considerações de uma ouvinte, junto com a dica:  baixe aqui e O-U-Ç-A!

Para começar confesso que demorei um pouco para acostumar com as novas músicas, mas a voz da cantora ainda me encanta muito, e justamente por isso, tentei ouvir mais algumas vezes. Além disso, li críticos (de verdade) compararem o segundo disco com o anterior, e discordo.

A única coisa que ainda me estranha é a escolha de “É” para a abertura do álbum, espero em breve, entender o porquê dessa e não de outra canção. Mas, fico feliz em perceber aos poucos como o álbum se vai, entre novos arranjos, com violinos ou bossas.

Minhas considerações em destaque estão em “Dois Cafés”, com participação de Lulu Santos, resultando em uma música realmente boa, de letra bonita e harmoniosa.  E, também para “Víbora”, diferente de tudo que tinha ouvido dela, que me faz lembrar Gal logo de cara, e ver uma Tulipa mais forte e bonita. –ah, as respirações que se pode ouvir nessa música é do rapper Criolo.

O problema de baixar coisas novas, é que infelizmente procuro características antigas. Com o primeiro álbum, “Efêmera”, Tulipa obteve reconhecimentos como Melhor Cantora do prêmio Multishow, e Melhor Álbum de 2010, eleito pela Rolling Stone. O que por si só é mais uma curiosidade, e não justifica o meu gostar.

Agora, é esperar para ver o que virá por meio do “Tudo Tanto”. Pois, com músicas mais elaboradas, pude descobrir aos poucos que ela ainda está ali. A mesma Tulipa, com uma base diferente, me fazendo pensar: “Ainda bem não é? Que graça teria ouvir um disco igual ao outro?”

Mais Tulipa: o Estadão divulgou anteontem a matéria “Quer me baixar? Me baixa com dignidade”, sobre as relações entre o novo álbum, o download gratuito e até a crítica, não necessariamente especializada, mas por pessoas como eu e você.

Bjs,
Marina Filippe.

Deixe um comentário